Atualmente, a Citroen é um dos cinco principais fabricantes de van mais populares da Europa. Apesar de o veículo basear-se na mesma estrutura dos caminhões das marcas concorrentes, o Citroen Jumper possui vários elementos individuais que conferem seu caráter à van. Esses fatores contribuem para bons resultados de vendas. O design exterior inovador merece atenção especial. Na Grã-Bretanha, o Jumper é conhecido como Citroen Relay.
Os primeiros modelos de veículos comerciais Citroën apareceram no mercado global durante o período entre guerras. Já em 1928, a empresa produziu um Citroen C4 VAN, que tem muito pouco em comum com o modelo C4 que conhecemos hoje. No entanto, era equipado com um grande baú embutido, que permitia o transporte de vários tipos de mercadorias. A Citroen foi um dos primeiros fabricantes do mundo a atender às necessidades das empresas para um espaço de carregamento ideal. O veículo era movido por um motor de 9 litros. A van C4 estava disponível em 17 versões diferentes, permitindo o transporte de mercadorias de até 1.200 kg. Em 1939, a empresa lançou o modelo TUB / TUC, que se tornou um precursor do icônico modelo H van.
Em 1947, o Citroen H van estreou no mercado europeu com tração nas rodas dianteiras. Era uma nova solução, que foi adotada posteriormente em todo o mundo. H van encontrou-se com grande reconhecimento e até hoje você pode encontrar cópias de trabalho recondicionadas deste veículo. Nas décadas seguintes, a Citroen introduziu outras variações de veículos comerciais - o Citroën Tipo 23, com uma capacidade de carga de 1500 kg, ou o 2CV MINI-VAN vendido em 1,2 milhão de cópias. O maior avanço, no entanto, foi a introdução da van Citroen Jumper de tamanho grande.