Nos anos 1989-1994, também foi produzida uma versão abreviada chamada Fiat Talento, que é o sucessor natural do Fiat 242. A distância entre eixos relativa ao Ducato foi reduzida de 2929 mm para 2315 mm. O veículo estava disponível em quatro estilos diferentes de carroceria: carrocerias de van, ônibus, caixote e campista. Em 2014, a Fiat fez um acordo com a Renault, segundo o qual a produção de um veículo de entrega moderno chamado Fiat Talento recomeçou. A van foi apresentada pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2016 e tinha muitos elementos em comum com a Renault Trafic. Assim, a memória da van antiga foi renovada, atendendo aos requisitos modernos de emissões e estilo moderno.
A decisão de reviver o Fiat Talento também resultou de mudanças no mercado de veículos de entrega. A competição estava lançando "pequenos fornecedores" e eles foram recebidos com grande interesse dos clientes. O melhor exemplo é o Ford Transit Custom lançado em 2012, que é uma das vans mais populares vendidas no Reino Unido na última década. A solução, que não funcionou no final do século 20, teve grande interesse 20 anos depois. Isso ilustra muito bem o quanto o mercado de veículos comerciais mudou recentemente.