Ford Taunus Transit - uma van produzida inicialmente com os nomes Ford FK1000 e Ford Transit 1250, apenas no final da produção (1961) foi decidida a denominação Taunus Transit. O Ford FK1000, Taunus Transit foi produzido nos anos de 1953 a 1965 na fábrica da Ford em Köln-Niehl, Alemanha, e nas fábricas de montagem localizadas em Azambuja (Portugal) nos anos de 1964 a 1966.
O Ford Taunus Transit é um modelo duplo para o Ford Thames 400E, construído entre 1957 e 1965 na Grã-Bretanha. A sede da Ford em Detroit, no entanto, não considerou o desenvolvimento de dois modelos separados e encomendou o "Projeto Redcamp" para o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais na Europa.
(fot: bonhams.com/auctions/20143/lot/257/)
O Ford Taunus Transit apareceu em várias versões: Taunus 12M, Taunus 15M, Taunus 17M e FK1000 / 1250. Além do novo nome, ele não mudou muito no começo. O modelo 1250 ainda estava equipado com um motor a gasolina de 1,5 litro, e os motores de 1,2 litro estavam disponíveis apenas nas versões 1000 Combi e Van.
Em abril de 1962, uma nova versão do Ford Taunus apareceu com uma capacidade de carga de 800 kg (G1BT). Caracterizou-se por um tamanho menor de pneus e jantes. O Ford Taunus G1BT tinha um motor mais econômico de 55 cv. O Ford Taunus Transit 800 substituiu com sucesso os modelos 1000 e 1250, oferecidos em quase todas as versões da carroceria, exceto na versão do chassi de cabine dupla com base no chassi.
Em setembro de 1963, a Ford decidiu melhorar o modelo existente e ofereceu a seus clientes uma versão do Ford Taunus Transit 1500, caracterizada por uma carga útil aumentada de até 1500 kg. Foi oferecido com um motor a gasolina com capacidade de 1,7 litros e 60 HP (Taunus 17M). O modelo 1500 introduziu uma série de mudanças, incluindo equipadas com rodas duplas na traseira, recebeu um eixo dianteiro reforçado e o sistema de freios ford transit foi modificado.
O Ford Taunus Transit 1500 também foi oferecido em uma versão especial marcada como Westfalia. Este modelo nada mais é do que uma van de campista. Westfalia poderia facilmente competir com o popular Volkswagen Transporter T1. O Taunus Transit Westfalia caracteriza-se por um teto elevado e um encaixe interno - cheio das coisas mais necessárias para a viagem.
Em 1964, a Ford decidiu modernizar seu modelo Ford Taunus Transit pela última vez e apresentou um modelo com sistema de freio a dois fios, juntamente com um servo, cinto de segurança dianteiro de três pontos e sistema de 12V com alternador trifásico. Em dezembro de 1965 *, o último Ford Taunus Transit 1000 saiu dos portões da fábrica em Köln, Alemanha. No mesmo mês, começaram as vendas da próxima geração do Ford Transit.
(fot: bringatrailer.com/2016/03/29/cosmetically-restored-w-32k-kilometers-1965-ford-taunus-transit-fk-1250)
* no mercado do sul da Europa, os modelos Ford Transit Taunus foram produzidos até meados de 1966 na fábrica da Azambuja em Portugal.