Ford Transit Custom - Problemas Comuns
O Ford Transit Custom é uma referência no segmento de furgões de tamanho médio, amplamente elogiado pelo seu conforto, praticidade e motores a diesel eficientes. Desde o seu lançamento em 2012, tornou-se um favorito entre os comerciantes e operadores de frotas em toda a Europa. Apesar da sua popularidade e forte desempenho, o Transit Custom não está imune a falhas. Neste guia, descrevemos os problemas mecânicos e elétricos mais comuns em todas as gerações a diesel do furgão.
Falhas Comuns do Transit Custom MK1 (2012 – 2018)
Falha do Turbocompressor e do Atuador
- Sintoma: Perda súbita de potência, modo de emergência ou ruído de assobio alto do turbo. Aceleração fraca e códigos de sobrealimentação/subalimentação são comuns.
- Causa: Falha do atuador ou acumulação de carbono no mecanismo VNT do turbo. A falta de óleo devido a manutenção pouco frequente também desempenha um papel.
- Solução: Substituir ou limpar o turbocompressor e o atuador. Usar óleo de alta qualidade e trocá-lo regularmente para evitar a recorrência.
Entupimento do DPF e Problemas de Regeneração
- Sintoma: Luz de aviso do DPF no painel, potência do motor reduzida, ventoinha a funcionar após o desligamento.
- Causa: Filtro de partículas diesel obstruído devido a viagens curtas que impedem a regeneração adequada.
- Solução: Realizar uma regeneração forçada com equipamento de diagnóstico. Em casos graves, remover e limpar profissionalmente ou substituir o DPF.
Falha na Fiação do Sensor do Pedal do Acelerador
- Sintoma: Nenhuma resposta do motor à entrada do acelerador; o veículo não acelera quando o pedal é pressionado.
- Causa: Fiação danificada ou roçada no sensor de posição do acelerador perto da área do pedal.
- Solução: Inspecionar e reparar ou substituir a secção danificada da cablagem. Fixar para evitar atrito futuro.
Falha da Direção Assistida Elétrica (EPS)
- Sintoma: Direção pesada ou perda total da assistência à direção, muitas vezes acompanhada por uma luz de aviso.
- Causa: Um parafuso solto ou defeituoso na unidade EPS ou falha interna do motor.
- Solução: Substituir o conjunto da caixa de direção assistida por um número de peça atualizado. Verificar os registos de recall para possíveis campanhas de serviço.
Desgaste dos Sincronizadores da Caixa de Velocidades Manual
- Sintoma: Dificuldade em engatar a 1ª ou 2ª velocidade, ruído de ranger durante as mudanças de velocidade ou a mudança a saltar sob carga.
- Causa: Sincronizadores e rolamentos internos gastos na transmissão manual de 6 velocidades, especialmente em furgões com alta quilometragem.
- Solução: Reconstruir a caixa de velocidades com novos sincronizadores e rolamentos. Mudanças de óleo regulares podem ajudar a prolongar a vida útil da caixa de velocidades.
Problemas Comuns do Transit Custom MK2 (2018 – 2023)
A segunda geração do Transit Custom introduziu o motor a diesel 2.0 EcoBlue, um estilo atualizado e conforto melhorado. Embora tenha trazido melhorias na eficiência e na conformidade com as emissões, também introduziu um novo conjunto de preocupações de fiabilidade. Abaixo estão as falhas mais frequentemente reportadas do Ford Transit Custom MK2 que os proprietários e as oficinas encontraram.
Degradação da Correia de Distribuição Húmida (2.0 EcoBlue)
- Sintoma: Ruído de chocalhar do motor, aviso de baixa pressão de óleo ou falha súbita do motor se a correia se desintegrar.
- Causa: A correia de distribuição funciona em óleo ("correia húmida") e pode degradar-se prematuramente, especialmente se o combustível diluir o óleo ou se for usado óleo de má qualidade.
- Solução: Substituir a correia de distribuição e a correia da bomba de óleo no intervalo do fabricante ou antes (240.000 km ou 10 anos). Mudanças de óleo regulares com óleo aprovado pela Ford são cruciais.
Bloqueio do DPF e Falhas de Regeneração
- Sintoma: Luz de aviso do DPF, potência do motor reduzida, ruído excessivo da ventoinha após o desligamento.
- Causa: Viagens urbanas curtas impedem a regeneração adequada, levando à acumulação de fuligem no filtro de partículas diesel.
- Solução: Forçar uma regeneração usando ferramentas de diagnóstico ou remover o DPF para limpeza profissional. Considerar corridas ocasionais em autoestrada para ajudar na regeneração passiva.
Entupimento da Válvula EGR
- Sintoma: Ralenti irregular, fumo preto sob carga, hesitação do motor e luz de gestão do motor acesa.
- Causa: Depósitos de carbono acumulam-se dentro da válvula EGR e do coletor de admissão ao longo do tempo, especialmente com o uso em ciclos curtos.
- Solução: Limpar ou substituir a válvula EGR. Em alguns casos, o coletor de admissão também pode precisar de limpeza para restaurar o desempenho.
Desgaste da Caixa de Velocidades Manual e da Embraiagem
- Sintoma: Mudanças de velocidade com engates difíceis, embraiagem a patinar ou ruído de assobio a velocidades mais altas.
- Causa: Desgaste do disco da embraiagem ou deterioração dos rolamentos da caixa de velocidades. A condução urbana com carga elevada acelera o desgaste dos componentes da transmissão.
- Solução: Substituir o kit de embraiagem e inspecionar os internos da caixa de velocidades. Se o assobio persistir, pode ser necessária uma reconstrução completa com rolamentos melhorados.
Mau Funcionamento do Atuador do Turbocompressor
- Sintoma: Perda de potência, sobrealimentação inconsistente ou códigos de falha de "Subpressão do Turbo".
- Causa: Falha do atuador eletrónico ou mecanismo de palhetas variáveis preso dentro do turbo.
- Solução: Substituir o atuador ou o conjunto do turbocompressor. Mudanças de óleo regulares e o uso de óleo de grau correto podem prevenir a recorrência.
Problemas do Transit Custom MK3 (2023 – Presente)
A mais recente geração do Transit Custom traz um chassi totalmente atualizado, eletrónica moderna e motores a diesel Euro 6d avançados. Embora ainda muito recente no mercado, o feedback inicial de proprietários e oficinas já revelou alguns problemas de juventude. Aqui estão os problemas mais notáveis do Transit Custom MK3 reportados até agora.
Maus Funcionamentos do Sistema SCR / AdBlue
- Sintoma: Mensagem "Verificar sistema de emissões", luz de aviso do motor e, em alguns casos, uma contagem decrescente para o bloqueio do arranque.
- Causa: Falhas precoces do sensor de NOx, do injetor de AdBlue ou da unidade de bomba/aquecedor. A cristalização do AdBlue pode bloquear componentes, especialmente em climas frios.
- Solução: Substituir o componente afetado e reiniciar o sistema usando ferramentas de diagnóstico. Usar AdBlue fresco e conduzir regularmente para evitar a acumulação.
Falhas no Infotainment e nos Assistentes de Condução
- Sintoma: Ecrã do infotainment em branco ou congelado, alertas falsos de assistência à condução ou câmara de marcha-atrás avariada.
- Causa: Bugs de software nas primeiras unidades de produção ou má ligação à terra dos módulos de controlo.
- Solução: Aplicar as últimas atualizações de software através do concessionário. Inspecionar os pontos de terra e os conectores, especialmente debaixo dos bancos e perto da bateria.
Descarga da Bateria e Problemas de Start-Stop
- Sintoma: O furgão tem dificuldade em arrancar após alguns dias parado; o sistema start-stop está desativado.
- Causa: Consumo parasita dos módulos de controlo, bateria AGM avariada ou problemas com o conversor DC-DC.
- Solução: Verificar se há atualizações de software, realizar um teste de consumo parasita e substituir a bateria se a capacidade for baixa. Desativar funcionalidades desnecessárias através de diagnóstico, se necessário.
Desgaste da Suspensão Dianteira (Sinais Iniciais)
- Sintoma: Ruído de batida ao passar por lombas ou vibração no volante.
- Causa: Bielas da barra estabilizadora ou topos dos amortecedores gastos, especialmente em furgões frequentemente conduzidos com cargas pesadas.
- Solução: Substituir os componentes da suspensão afetados por peças de qualidade OE. Inspecionar o alinhamento e os casquilhos durante a manutenção de rotina.
Lembrete de Manutenção da Correia de Distribuição (Motor Herdado)
- Sintoma: Nenhum sintoma até à falha; alguns furgões já mostram detritos da correia no sistema de óleo com baixa quilometragem.
- Causa: O MK3 continua a usar o design de correia húmida 2.0 EcoBlue, propenso a desgaste se a qualidade do óleo for má ou se os intervalos forem prolongados.
- Solução: Cumprir rigorosamente os intervalos de mudança de óleo (especificação Ford WSS-M2C952-A1). Inspecionar o estado da correia a partir do cárter de óleo em intervalos de manutenção regulares e substituí-la o mais tardar aos 10 anos/240.000 km.
Use Peças de Reposição de Qualidade:
Quer esteja a substituir um atuador de turbo, um kit de correia de distribuição ou uma válvula EGR, opte sempre por peças de qualidade OE ou de marcas de reposição de confiança para garantir a fiabilidade a longo prazo. Oferecemos uma vasta gama de peças para Ford Transit Custom adaptadas a cada geração.
Aviso Legal:
- Este guia resume os problemas comumente reportados do Transit Custom com base no feedback dos proprietários e na experiência das oficinas. A ocorrência real de falhas pode variar. Consulte sempre um mecânico qualificado para um diagnóstico e reparação precisos.
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