Ford Transit Custom vs. Renault Trafic - comparação
A Ford Transit Custom MK3 (modelo de 2023) e a Renault Trafic III (a mais recente Trafic, atualizada em 2025) são duas das principais carrinhas de tamanho médio na Europa. Cada uma oferece múltiplas configurações de carroçaria: a Transit Custom está disponível em dois comprimentos (L1/L2) com tejadilho baixo, enquanto a Trafic vem em dois comprimentos (L1/L2) e duas alturas de tejadilho (H1 baixo, H2 alto). Ambas são oferecidas como furgão de carga ou cabine dupla. Abaixo, comparamos os seus principais atributos – dimensões, capacidade de carga, motores, eficiência de combustível, tecnologia, preços e fiabilidade – utilizando dados de fontes oficiais e análises.
Dimensões e Capacidade de Carga
A Transit Custom MK3 (2023) na sua versão de chassis curto L1 tem cerca de 5.050 mm de comprimento, com uma distância entre eixos de 3.100 mm e uma altura de tejadilho de 1.972 mm. Em comparação, a Renault Trafic III (L1H1) tem cerca de 5.080 mm de comprimento (distância entre eixos de 3.098 mm) e 1.971 mm de altura, oferecendo um espaço de carga de ~5,8 m³.
Ford Transit Custom L1H1
Comprimento total: 5.050 mm
Distância entre eixos: 3.100 mm
Altura: 1.972 mm
Volume de carga: ~5,8 m³
Carga útil máxima: ≈1.350 kg (diesel)
Renault Trafic L1H1
Comprimento total: 5.080 mm
Altura: 1.971 mm
Volume de carga: 5,8 m³
Carga útil máxima: 1.222 kg
Ford Transit Custom L2H1
Comprimento total: 5.450 mm
Distância entre eixos: 3.500 mm
Altura: 1.972 mm
Volume de carga: ~6,8 m³
Carga útil máxima: ≈1.350 kg (diesel)
Renault Trafic L2H2
Comprimento total: 5.480 mm
Altura: 2.498 mm
Volume de carga: 8,9 m³
Carga útil máxima: 1.083 kg
Conclusões: A Renault Trafic oferece mais espaço vertical (tejadilho mais alto) e maior volume de carga, especialmente na configuração L2H2. A Transit Custom é ligeiramente mais curta, mantém a altura abaixo dos 2,0 m (útil em garagens) e suporta uma carga útil superior (≈1.350 kg).
Motores e Desempenho
Ambas as carrinhas utilizam motores turbo modernos. A Transit Custom MK3 é oferecida com o motor diesel 2.0L EcoBlue da Ford, com potências de 110-170 CV. Vem de série com uma caixa manual de 6 velocidades (tração dianteira) e oferece uma automática de 8 velocidades (opção AWD nas potências mais altas). A Ford também disponibiliza uma opção mild-hybrid (MHEV) em alguns motores diesel, além de um novo híbrido plug-in (gasolina 2.5L + motor elétrico, 232 CV) e uma E-Transit Custom totalmente elétrica (motor de 100 ou 160 kW, autonomia de ~337 km). A Renault Trafic III é exclusivamente a diesel: os primeiros modelos usavam um 1.6L dCi (90-140 CV), enquanto a atualização de 2019+ introduziu um 2.0L dCi (120-170 CV). As transmissões são manuais de 6 velocidades, com uma automática de dupla embraiagem de 6 velocidades disponível para o 2.0 dCi nas versões superiores. Ainda não é oferecida nenhuma versão híbrida ou elétrica da Trafic.
Ford Transit Custom MK3
Motor: 2.0L EcoBlue diesel, 110–170 CV
Potência: 110–170 CV (405 Nm para 170 CV)
Transmissão: Manual de 6 velocidades (série); automática de 8 velocidades (disponível)
Alternativas: Híbrido Plug-in (2.5L, 232 CV, ~50 km de autonomia EV) e Elétrica (100/160 kW, ~337 km)
Renault Trafic III
Motor: 1.6L dCi diesel (90–140 CV) ou 2.0L dCi (120–170 CV)
Potência: 90–170 CV (máx. 380 Nm)
Transmissão: Manual de 6 velocidades (série); automática de dupla embraiagem de 6 velocidades (modelos 2.0L)
Versão elétrica: Nenhuma atualmente (sem Trafic híbrida/elétrica)
Conclusões: Ambas as carrinhas atingem potências máximas semelhantes (cerca de 170 CV) e oferecem motores diesel modernos. A gama da Ford é mais ampla (com opções híbridas/elétricas) e inclui AWD opcional, enquanto a atualização da Renault aumentou a potência (+25 CV, +40 Nm) no motor 2.0L. Os motores da Transit tendem a produzir um binário mais elevado, e os novos grupos motopropulsores da Ford dão-lhe uma vantagem na aceleração e nas opções de energias alternativas.
Consumo de Combustível e Eficiência
A economia de combustível varia de acordo com o motor e a configuração. Oficialmente, a Transit Custom 2.0L diesel tem um consumo médio de cerca de 7,5 L/100km (combinado) para a carrinha L1 mais leve (cerca de 7,7 L/100km na L2). A variante híbrida plug-in é classificada com apenas 1,6-2,0 L/100km (WLTP) graças à sua autonomia elétrica. O motor 2.0L diesel da Renault Trafic atinge aproximadamente 6,1-6,8 L/100km (WLTP), dependendo da potência e da caixa de velocidades. Na prática, os motores diesel bi-turbo da Trafic são ligeiramente mais económicos em utilização comparável.
- Ford Transit Custom MK3: ~7,5–7,7 L/100km (diesel 2.0L, combinado); PHEV ~1,6–2,0 L/100km.
- Renault Trafic III: ~6,1–7,0 L/100km (2.0L dCi, combinado).
Conclusões: Os motores diesel da Renault Trafic tendem a ser mais frugais, o que pode reduzir os custos de utilização para quem percorre longas distâncias.
Tecnologia e Funcionalidades
Ambas as carrinhas oferecem tecnologia moderna de conforto e segurança. A Transit Custom MK3 vem com o sistema multimédia SYNC4 da Ford, exibido num grande ecrã tátil de 13 polegadas (com modem 5G integrado e assistente de voz Alexa opcional). Inclui ajudas à condução como Assistência Pré-Colisão, Ajuda à Manutenção na Faixa, cruise control adaptativo, sistemas de alerta ao condutor e câmaras 360° disponíveis. A Trafic III oferece um ecrã tátil EASY LINK de 8 polegadas com navegação, rádio DAB e espelhamento de smartphone. O seu conjunto de segurança de série inclui sensores de estacionamento traseiros, Travagem de Emergência Automática, Alerta de Saída de Faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de fadiga do condutor.
Ford Transit Custom MK3
Segurança: Assistência Pré-Colisão, manutenção na faixa, cruise adaptativo, assistente de sinais de trânsito, alerta ao condutor, etc.
Multimédia: Ecrã tátil SYNC4 de 13″ (5G, Android/Apple), controlos por voz, Alexa
Outra tecnologia: Volante "escritório móvel", câmara 360° opcional, tomada Pro Power Onboard
Renault Trafic III
Segurança: Sensores de estacionamento traseiros, travagem de emergência automática, alerta de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de atenção do condutor
Multimédia: Ecrã EASY LINK de 8″ (navegação, Apple CarPlay/Android Auto, rádio DAB)
Outra tecnologia: Mesa de cabine modular "escritório móvel", 84 L de espaço de arrumação interior
Conclusões: A Ford Transit Custom é rica em tecnologia, com um ecrã tátil maior e opções de nível superior (visão 360°, assistente de voz). A Renault Trafic é mais simples, mas vem com um vasto conjunto de ajudas à condução de série e toques práticos inteligentes (estação de trabalho móvel, arrumação extra).
Preços e Disponibilidade
O preço depende do país, da especificação e do nível de equipamento. Em Portugal, uma Ford Transit Custom furgão base começa em cerca de 34.000 € (sem IVA). Uma Renault Trafic furgão nova começa um pouco mais baixo, em cerca de 32.000 € (sem IVA) para o modelo base. Versões com especificações mais altas (Trend/Limited para a Ford; Confort/Equilibre para a Renault) e extras (cabines duplas, caixa automática, tejadilho alto) aumentam significativamente os preços.
- Ford Transit Custom MK3: a partir de ~34.000 € (sem IVA) em Portugal.
- Renault Trafic III: a partir de ~32.000 € (sem IVA) em Portugal.
Conclusões: O preço base da Trafic é mais baixo, mas o seu plano de manutenção incluído e a garantia mais longa (em alguns mercados) podem compensar os custos.
Fiabilidade e Manutenção
Ambas as carrinhas têm um historial comprovado, mas têm as suas peculiaridades. O novo motor diesel 2.0 EcoBlue da Transit Custom teve alguns problemas iniciais: falhas nos injetores e problemas no serviço de óleo nos modelos de lançamento. As Transit Custom mais antigas (2018-2023) também apresentaram problemas de desgaste do DPF e dos injetores. A Renault Trafic III é geralmente robusta: os mais recentes motores 2.0 dCi não relataram falhas graves, enquanto as unidades 1.6 dCi anteriores podiam sofrer de problemas nos injetores/DPF. Os custos de peças e serviço são semelhantes para ambas as carrinhas; as peças para a Transit Custom (filtros, travões, etc.) estão amplamente disponíveis e são muitas vezes ligeiramente mais baratas.
Ford Transit Custom MK3
Problemas comuns: O motor 2.0L EcoBlue inicial teve falhas nos injetores/serviço de óleo. Atenção também ao desgaste dos injetores diesel e erros no sistema AdBlue com uso intensivo.
Manutenção: Intervalos de 2 anos/40.000 km; vasta rede de concessionários; telemática gratuita da Ford ajuda a monitorizar a manutenção. A garantia é tipicamente de 3 anos/100.000 km.
Renault Trafic III
Problemas comuns: O atual 2.0 dCi é geralmente isento de problemas. As carrinhas 1.6 dCi anteriores tinham falhas ocasionais de DPF/regeneração e injetores. Os sensores da Trafic (assistência ao estacionamento) podem necessitar de atenção após uso severo.
Manutenção: A Renault inclui planos de serviço em alguns mercados. O intervalo padrão é de 1 ano/30.000 km ou 2 anos/40.000 km, dependendo do país. Sólida disponibilidade de peças em toda a Europa.
Conclusões: Nenhuma das carrinhas é excepcionalmente problemática.
Resumo: Ford Transit Custom ou Renault Trafic?
Tanto a Ford Transit Custom MK3 como a Renault Trafic III são excelentes carrinhas médias, mas enfatizam pontos fortes diferentes:
- Ford Transit Custom MK3: Opções de motorização modernas (diesel, PHEV, EV) e tecnologia de cabine avançada. Preço de entrada ligeiramente mais baixo, maior potência e binário, e um sistema de infotainment completo. Alguns modelos diesel iniciais tiveram problemas nos injetores, mas as atualizações melhoraram a fiabilidade.
- Renault Trafic III: Oferece mais espaço de carga (especialmente com tejadilho alto) e uma eficiência de combustível ligeiramente melhor. Vem com extensas funcionalidades de segurança e um plano de serviço mais longo de série. Faltam opções híbridas/elétricas, mas a sua durabilidade comprovada é uma vantagem.
A escolha depende das prioridades. Se o volume máximo de carga, a eficiência de combustível e uma configuração diesel simples são cruciais, a Trafic é uma escolha forte. Se a tecnologia avançada, a potência e a opção de passar para o elétrico são importantes, a Transit Custom tem a vantagem. Ambas são veículos de trabalho capazes – fazer um test drive e comparar configurações específicas ajudará a tomar a decisão final. |