Mercedes Sprinter I (1995–2006) – Especificações
A primeira geração da Mercedes-Benz Sprinter, produzida de 1995 a 2006, rapidamente se tornou uma das vans comerciais mais icônicas e versáteis da Europa. Disponível em várias versões de comprimento e altura de teto, atendeu a uma ampla gama de aplicações profissionais e industriais.
Dimensões – Mercedes-Benz Sprinter I
Mercedes Sprinter I L1H1
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
Dimensões (mm) |
5004 |
2997 |
2365–2405 |
2515 |
L1H1
A: 5004 mm
B: 2997 mm
C: 2365–2405 mm
D: 2515 mm
Mercedes Sprinter I L1H2
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
Dimensões (mm) |
5004 |
2997 |
2591–2631 |
2515 |
L1H2
A: 5004 mm
B: 2997 mm
C: 2591–2631 mm
D: 2515 mm
Mercedes Sprinter I L2H1
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
Dimensões (mm) |
5585 |
3550 |
2365–2405 |
3265 |
L2H1
A: 5585 mm
B: 3550 mm
C: 2365–2405 mm
D: 3265 mm
Mercedes Sprinter I L2H2
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
Dimensões (mm) |
5585 |
3550 |
2591–2631 |
3265 |
L2H2
A: 5585 mm
B: 3550 mm
C: 2591–2631 mm
D: 3265 mm
Mercedes Sprinter I L3H2
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
Dimensões (mm) |
6945 |
4013 |
2591–2631 |
4214 |
L3H2
A: 6945 mm
B: 4013 mm
C: 2591–2631 mm
D: 4214 mm
Espaço de carga e capacidade – Mercedes-Benz Sprinter 1995
A primeira geração da Sprinter foi projetada para oferecer excelente capacidade de carga e volume interno em uma variedade de configurações. Desde os modelos compactos L1H1 até as versões de longa distância entre eixos L3H2, a van proporcionava soluções flexíveis para profissionais, transportadoras e operadores logísticos.
Capacidade de carga e volume útil
Modelo |
Comprimento máx. de carga (mm) |
Volume útil (m³) |
Capacidade de carga útil (kg) |
Europaletes |
L1H1 |
2515 |
7,0 |
1670 |
2 |
L1H2 |
2515 |
9,1 |
1540 |
2 |
L2H1 |
3265 |
9,1 |
1540 |
3 |
L2H2 |
3265 |
10,4 |
1520 |
3 |
L3H2 |
4214 |
13,4 |
1400–1500 |
5 |
L1H1
Comprimento máx. de carga: 2515 mm
Volume: 7,0 m³
Carga útil: 1670 kg
Europaletes: 2
L1H2
Comprimento máx. de carga: 2515 mm
Volume: 9,1 m³
Carga útil: 1540 kg
Europaletes: 2
L2H1
Comprimento máx. de carga: 3265 mm
Volume: 9,1 m³
Carga útil: 1540 kg
Europaletes: 3
L2H2
Comprimento máx. de carga: 3265 mm
Volume: 10,4 m³
Carga útil: 1520 kg
Europaletes: 3
L3H2
Comprimento máx. de carga: 4214 mm
Volume: 13,4 m³
Carga útil: 1400–1500 kg
Europaletes: 5
Facilidade de carga
O piso baixo da Sprinter e a ampla abertura das portas traseiras aumentam a eficiência no carregamento. Dependendo da configuração, ela acomoda entre duas e cinco europaletes. Seu compartimento de carga espaçoso e retangular é ideal tanto para estantes quanto para cargas volumosas, com piso reforçado e pontos de amarração para transporte seguro.
Motores e transmissões – Mercedes Sprinter I
A primeira geração da Sprinter estava disponível com uma ampla gama de motores a diesel e gasolina. Conhecidos por sua durabilidade e alto torque, os motores diesel eram especialmente apreciados por profissionais e frotistas.
Opções de motorização e especificações
Motor |
Tipo |
Cilindrada (cc) |
Potência (cv) |
Torque (Nm) |
Transmissão |
Médio (l/100 km) |
OM602 2.9 TD |
5 cilindros Diesel Turbo |
2874 |
122 |
280 |
Manual de 5 velocidades |
10,0 |
OM611 2.2 CDI |
4 cilindros Diesel Turbo |
2148 |
82–129 |
200–305 |
Manual de 5 velocidades |
8,5–9,5 |
OM612 2.7 CDI |
5 cilindros Diesel Turbo |
2687 |
156 |
330 |
Automático / manual de 5 velocidades |
9,5–10,5 |
M111 2.3 Gasolina |
4 cilindros a gasolina |
2295 |
143 |
200 |
Manual de 5 velocidades |
12,0 |
OM602 2.9 TD
Tipo: 5 cilindros Diesel Turbo
Potência: 122 cv
Torque: 280 Nm
Transmissão: Manual de 5 velocidades
Consumo: 10,0 l/100 km
OM611 2.2 CDI
Tipo: 4 cilindros Diesel Turbo
Potência: 82–129 cv
Torque: 200–305 Nm
Transmissão: Manual de 5 velocidades
Consumo: 8,5–9,5 l/100 km
OM612 2.7 CDI
Tipo: 5 cilindros Diesel Turbo
Potência: 156 cv
Torque: 330 Nm
Transmissão: Automático / manual de 5 velocidades
Consumo: 9,5–10,5 l/100 km
M111 2.3 Gasolina
Tipo: 4 cilindros a gasolina
Potência: 143 cv
Torque: 200 Nm
Transmissão: Manual de 5 velocidades
Consumo: 12,0 l/100 km
Desempenho e confiabilidade
Os motores da Sprinter foram projetados para oferecer longa durabilidade e desempenho em torque — ideais para cargas pesadas e condução urbana. As versões CDI OM611 e OM612 traziam tecnologia common-rail moderna, enquanto o OM602 era conhecido por sua simplicidade robusta. As versões a gasolina eram menos comuns, mas proporcionavam operação mais suave em aplicações leves.
Capacidade de reboque – Mercedes-Benz Sprinter 1995
A primeira geração da Sprinter não apenas transportava carga com eficiência, como também oferecia ótimas capacidades de reboque. Seja para reboques comerciais, equipamentos de construção ou carga adicional, a van era uma solução prática e confiável.
Capacidades máximas de reboque
Motor |
Reboque com freio (kg) |
Reboque sem freio (kg) |
OM602 2.9 TD |
2000 |
750 |
OM611 2.2 CDI |
2000 |
750 |
OM612 2.7 CDI |
2000 |
750 |
M111 2.3 Gasolina |
1800 |
750 |
OM602 2.9 TD
Com freio: 2000 kg
Sem freio: 750 kg
OM611 2.2 CDI
Com freio: 2000 kg
Sem freio: 750 kg
OM612 2.7 CDI
Com freio: 2000 kg
Sem freio: 750 kg
M111 2.3 Gasolina
Com freio: 1800 kg
Sem freio: 750 kg
Recursos de reboque e aplicação prática
A Sprinter estava equipada com características essenciais para reboque, como eixos traseiros reforçados, compatibilidade com sistemas elétricos de reboque e engate opcional. Seus motores diesel potentes forneciam torque suficiente para puxar cargas com confiança. Seja para máquinas leves, trailers de obra ou plataformas de transporte, a Sprinter I se provou uma van de reboque confiável e versátil para profissionais. |