Onde é fabricado o Ford Transit?
O Ford Transit é uma das carrinhas de carga mais icónicas e amplamente utilizadas no mundo, servindo empresas e comerciantes desde 1965. Ao longo das décadas, a produção do Transit expandiu-se para além das suas raízes britânicas, tornando-se uma operação verdadeiramente global. Se está a perguntar-se onde é fabricado o Ford Transit hoje, a resposta depende da geração e do mercado a que se destina. Abaixo, detalhamos os locais de produção de cada geração, começando pelos modelos mais recentes.
Onde são fabricados os Ford Transit MK8 e MK9 (2014–)?
A geração atual do Ford Transit (MK9), lançada em 2019, e a sua antecessora (MK8, produzida de 2014 a 2019), são construídas principalmente em duas grandes instalações: a fábrica da Ford Otosan em Kocaeli, na Turquia, e a Fábrica de Montagem de Kansas City, no Missouri, EUA.
Mercado europeu
Para o mercado europeu e muitos mercados internacionais, quase todas as carrinhas de carga Ford Transit são fabricadas na fábrica de Kocaeli, em Gölcük, na Turquia. Esta fábrica de última geração, operada pela Ford Otosan - uma joint venture entre a Ford Motor Company e a Koç Holding - tem sido o principal centro de produção do Transit desde 2013. Também produz modelos relacionados, como o Transit Custom, e exporta veículos para todo o mundo. A fábrica de Kocaeli monta veículos enquanto adquire motores diesel 2.0 EcoBlue da Fábrica de Motores da Ford em Dagenham, no Reino Unido, destacando a natureza transfronteiriça da cadeia de abastecimento da Ford.
Mercado americano
Para o mercado norte-americano, a Fábrica de Montagem de Kansas City em Claycomo, Missouri, tem produzido a carrinha de carga Transit de tamanho completo desde 2014. Esta instalação serve exclusivamente os mercados dos EUA e do Canadá, substituindo as carrinhas da Série E na gama norte-americana da Ford.
O Ford Transit é fabricado na China?
Na Ásia, o Ford Transit para o mercado chinês é produzido localmente pela Jiangling Motors Corporation (JMC) em Nanchang, China. Isso garante preços competitivos e conformidade com as regulamentações locais. A Ford também continua a abastecer alguns mercados asiáticos e do Médio Oriente a partir da Turquia.
Onde eram fabricados os Ford Transit MK6 e MK7 (2000–2013)?
A sexta e a sétima gerações do Ford Transit — MK6 (2000–2006) e MK7 (2006–2013) — marcaram uma transição fundamental na produção europeia. Durante este período, a Ford transferiu gradualmente a produção da Europa Ocidental para instalações mais eficientes em termos de custos, mantendo algumas fábricas tradicionais operacionais para certas variantes.
Para a maior parte do mercado europeu, os Ford Transit MK6 e MK7 eram fabricados na fábrica da Ford Otosan em Kocaeli, na Turquia. A fábrica de Kocaeli iniciou a produção do Transit em 2001 e rapidamente se tornou o principal centro europeu, fornecendo carrinhas para a maioria dos mercados do continente. Esta instalação foi modernizada para lidar com a produção de alto volume e permaneceu a pedra angular das operações de veículos comerciais da Ford.
Em paralelo, a Fábrica de Montagem da Ford em Southampton, no Reino Unido, continuou a construir variantes específicas do Transit — principalmente modelos de tração traseira e chassis-cabina — até ao seu encerramento em 2013. Southampton era a casa histórica do Transit desde os anos 70 e, durante as gerações MK6 e MK7, complementou a produção turca.
Ford Genk na Bélgica
Adicionalmente, algumas unidades iniciais do MK6 foram montadas na fábrica da Ford em Genk, na Bélgica, embora esta produção tenha cessado em 2002, quando a Ford consolidou a produção na Turquia. Os motores a diesel para estas gerações eram fornecidos pela Fábrica de Motores de Dagenham, no Reino Unido, garantindo um fornecimento consistente de grupos motopropulsores para as carrinhas construídas tanto em Southampton como em Kocaeli.
Onde eram construídos os Ford Transit MK3-MK5 (1986–2000)?
A terceira, quarta e quinta gerações do Ford Transit — MK3 (1986–1991), MK4 (1991–1994) e MK5 (1994–2000) — foram todas produzidas principalmente na Europa Ocidental, com a produção a expandir-se para novas fábricas regionais nos anos 90. Durante todo este período, a Fábrica de Montagem de Southampton, no Reino Unido, permaneceu o principal local de produção do Transit, fabricando a maioria das carrinhas de carga para o mercado europeu. A fábrica era responsável por toda a gama de estilos de carroçaria e configurações e serviu como a espinha dorsal da produção de veículos comerciais da Ford.
Para satisfazer a crescente procura na Europa continental, a fábrica da Ford em Genk, na Bélgica, também montava carrinhas Transit, abastecendo mercados fora do Reino Unido. A produção em Genk apoiou Southampton ao longo das três gerações, particularmente para os modelos com volante à esquerda.
Ford Otosan na Turquia
Em 1976, a Ford começou a montar Transits na Turquia através da sua joint venture Ford Otosan. Esta instalação em Istambul continuou a produzir os MK3, MK4 e MK5 para o mercado turco e regiões vizinhas ao longo dos anos 80 e 90, lançando as bases para o futuro papel da Turquia como o principal centro europeu do Transit da Ford.
No final dos anos 90, a Ford expandiu a produção mais para leste, estabelecendo operações de montagem mais pequenas para kits CKD (completely knocked down) em Płońsk, na Polónia, e em Obchak, na Bielorrússia, para servir os mercados locais de forma mais eficaz. Estas instalações lidavam principalmente com a montagem final a partir de kits enviados de Southampton ou Genk.
Onde eram fabricados os Ford Transit MK1 e MK2 (1965–1986)?
A primeira e a segunda gerações do Ford Transit — MK1 (1965–1978) e MK2 (1978–1986) — estabeleceram a carrinha como um best-seller europeu. A produção durante estas duas décadas concentrou-se no Reino Unido, com capacidade adicional adicionada na Europa continental à medida que a procura crescia.
Inicialmente, a fábrica de Langley em Berkshire, Reino Unido, construiu o Transit MK1 a partir de 1965. No entanto, a produção mudou-se rapidamente para a maior Fábrica de Montagem de Southampton em 1972, que se tornou o principal local de fabrico de todos os Transits subsequentes construídos na Grã-Bretanha. A fábrica de Southampton produziu tanto os modelos MK1 como os MK2, servindo o mercado do Reino Unido e os mercados de exportação.
Em paralelo, a fábrica da Ford em Genk, na Bélgica, começou a montar Transits em 1965 para abastecer os mercados da Europa continental, particularmente veículos com volante à esquerda. Este acordo continuou na geração MK2, garantindo que os clientes europeus pudessem ser servidos eficientemente a partir do Mercado Comum.
Outras montagens europeias e no exterior
Durante a era MK2, a produção também começou na fábrica da Ford em Amesterdão, nos Países Baixos, que montou Transits para o mercado local e regiões próximas até 1981. Adicionalmente, em 1976, a Ford lançou a produção do Transit na sua fábrica Otosan em Istambul, na Turquia, produzindo o MK2 para o mercado doméstico e países vizinhos.
Para além da Europa, os MK1 e MK2 foram montados sob licença a partir de kits CKD em mercados como a Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e até a Coreia do Sul. Estas operações localizadas permitiram à Ford competir em regiões com tarifas elevadas sobre as importações de veículos totalmente construídos.
|