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Projeto Redcap - a génese da Ford Transit

No início da década de 1960, a Ford operava na Europa através de duas divisões separadas: britânica e alemã. Ambas tinham os seus próprios planos para os sucessores dos modelos existentes, o que levou a uma concorrência interna. No Reino Unido, o projeto Thames 800E já estava em andamento, enquanto os alemães se concentravam nas suas soluções. No entanto, entre 1961 e 1962, Henry Ford II, preocupado com a direção da Ford na Europa, iniciou um projeto conjunto.

Projeto Redcap

Uma iniciativa da sede da Ford nos EUA evoluiu para uma decisão de um empreendimento conjunto chamado "Common Van." Este projeto, mais tarde denominado "Projeto Redcap," visava combinar os esforços das divisões britânica e alemã da Ford para criar um modelo de van universal. Embora a colaboração inicial entre as equipes de engenharia tenha enfrentado dificuldades devido a diferenças culturais, estas foram superadas graças a Ed Baumgartner dos EUA.

Principais pressupostos do projeto

Um dos principais objetivos do novo modelo era a sua versatilidade. O veículo precisava ser durável, confiável, espaçoso, confortável, econômico e fácil de manter. O design do carro precisava atender a uma ampla gama de aplicações, exigindo um design cuidadoso desde o início. Um aspecto importante era também a facilidade de manutenção, assegurada pela colocação do motor na frente.

Soluções de design inovadoras

O Transit conduzia-se de forma semelhante aos carros de passageiros. Os engenheiros começaram com uma folha em branco, permitindo a criação de um modelo que atendesse às exigências contemporâneas. Muitas soluções inovadoras foram introduzidas, como a suspensão dianteira baseada em um feixe e o uso de novos motores V4 para minimizar o comprimento da frente do veículo.

Protótipos e testes

Os primeiros protótipos foram baseados em modelos existentes, como o Bedford CA e o Thames 400E. Esses protótipos permitiram testar novos componentes e motores. O primeiro protótipo alvo apareceu em janeiro de 1964, com os designers britânicos fazendo modificações como elevar os faróis dianteiros e mudar a grade. Naquela época, ninguém previa até onde o design do Ford Transit evoluiria, como exemplificado pela grade trail do Ford Transit.

Testes intensivos

Os protótipos passaram por testes intensivos em todo o mundo para garantir a sua confiabilidade em várias condições. Os testes incluíam viagens em autoestradas, estradas de terra, testes em túnel de vento e condições climáticas extremas, como invernos na Finlândia e calor de verão em Portugal.

Introdução no mercado

Inicialmente, o projeto foi chamado Redcap, mas o nome "Transit," tirado do modelo Taunus Transit, acabou prevalecendo. O veículo deveria ser produzido em duas versões de comprimento, com a possibilidade de diferentes variantes de carroceria. O Ford Transit rapidamente ganhou reconhecimento por sua versatilidade, durabilidade e soluções inovadoras. Seu sucesso no mercado trouxe à Ford benefícios financeiros consideráveis e fortaleceu a posição da marca no segmento de vans.

Resumo: Projeto Redcap

O Projeto Redcap e seu produto final, o Ford Transit MK1, são exemplos de como a colaboração internacional e abordagens inovadoras podem revolucionar o mercado automotivo. Graças aos esforços conjuntos de engenheiros de diferentes países, foi criado um modelo que estabeleceu novos padrões em sua classe. O Ford Transit continua a ser um símbolo de confiabilidade e versatilidade, desfrutando de popularidade contínua em todo o mundo. Lembre-se de que você pode encontrar peças para vans em nossa loja online.
 
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