Renault Trafic I - Especificações Técnicas
O Renault Trafic I (1980–2001) era um veículo comercial leve, fiável e versátil, adequado para uma ampla gama de necessidades de transporte. Estava disponível com várias opções de motorização, incluindo versões a gasolina e a diesel, e múltiplas configurações de carroçaria. O Trafic I era oferecido com distâncias entre eixos curtas e longas, com teto padrão e elevado. A tração dianteira era a configuração padrão, com tração traseira disponível para capacidades de carga mais elevadas.
Renault Trafic I - Dimensões
A - gasolina, B - diesel
Renault Trafic I L1H1
Renault Trafic I L1H2
Renault Trafic I L2H2
Chassis Renault Trafic I
Opções de Motor
O Renault Trafic I (1980–2001) estava disponível com uma variedade de opções de motor. Estas incluíam motores a gasolina e a diesel, com versões atmosféricas e turboalimentadas. As configurações de motor eram as seguintes:
- 1.6L Gasolina (1980–1990): 72 cv a 5.500 rpm, 115 Nm a 3.500 rpm
- 1.9L Diesel (1980–1994): 55 cv a 4.000 rpm, 106 Nm a 2.000 rpm
- 1.9L Turbo Diesel (1989–2001): 80 cv a 4.200 rpm, 140 Nm a 2.000 rpm
- 2.0L Gasolina (1985–1990): 92 cv a 5.500 rpm, 140 Nm a 3.500 rpm
- 2.1L Diesel (1985–1991): 63 cv a 4.000 rpm, 118 Nm a 2.000 rpm
- 2.1L Turbo Diesel (1989–2001): 91 cv a 4.500 rpm, 160 Nm a 2.500 rpm
- 2.4L Diesel (1985–1991): 71 cv a 4.000 rpm, 124 Nm a 2.200 rpm
Capacidade de Carga e Volume Útil
O Renault Trafic I foi oferecido em várias configurações e tamanhos de carroçaria, com diferentes capacidades de carga útil dependendo do modelo e tipo de motor. As versões disponíveis eram:
- L1H1 (Distância entre eixos curta, teto padrão): Até 800 kg de capacidade de carga
- L1H2 (Distância entre eixos curta, teto alto): Até 1.000 kg de capacidade de carga
- L2H1 (Distância entre eixos longa, teto padrão): Até 1.000 kg de capacidade de carga
- L2H2 (Distância entre eixos longa, teto alto): Até 1.200 kg de capacidade de carga
Transmissão e Opções de Tração
O Renault Trafic I estava disponível com configurações de tração dianteira e traseira, dependendo do modelo e da aplicação. As opções de transmissão incluíam caixas manuais de 4 ou 5 velocidades. Não havia opção de transmissão automática nesta geração do Renault Trafic.
- Tração Dianteira: Padrão na maioria dos modelos L1H1 e L2H1
- Tração Traseira: Disponível em modelos L2H2 selecionados para maior capacidade de carga
- Opções de Transmissão: Manual de 4 velocidades, manual de 5 velocidades
Interior e Conforto
O Renault Trafic I oferecia uma gama de características interiores para melhorar o conforto do condutor e dos passageiros, dependendo do nível de acabamento:
- Banco do Condutor: Ajustável, com encosto alto para maior conforto
- Assentos dos Passageiros: Disponíveis em várias configurações, incluindo bancos corridos para até 9 passageiros na versão minibus
- Características da Cabine: Nos acabamentos superiores, ar-condicionado, fecho centralizado e sistemas de som aprimorados estavam disponíveis
Características de Segurança
Os primeiros modelos do Renault Trafic I vinham equipados com características de segurança básicas. No entanto, com o passar do tempo, recursos adicionais de segurança foram introduzidos:
- Sistema de Travagem: Travões de disco à frente e tambor atrás
- Cintos de Segurança: Cintos dianteiros padrão, com melhorias nas versões posteriores
- Características de Segurança Opcionais: Airbags e ABS introduzidos nos modelos após 1994
|