Renault Trafic II - Especificações Técnicas
O Renault Trafic II, produzido entre 2001 e 2014, é um veículo comercial leve versátil que compartilha sua plataforma com o Opel/Vauxhall Vivaro e Nissan Primastar.
Renault Trafic II - Dimensões
Renault Trafic II L1H1 (SL-SWB)
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga, E - Altura da porta deslizante, F - Largura da porta deslizante
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
Dimensões (mm) |
4.782 |
3.098 |
1.944/1.960 |
2.400 |
1.285 |
1.000 |
L1H1
A: 4.782 mm
B: 3.098 mm
C: 1.944/1.960 mm
D: 2.400 mm
E: 1.285 mm
F: 1.000 mm
Renault Trafic II L2H1 (LL-LWB)
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga, E - Altura da porta deslizante, F - Largura da porta deslizante
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
Dimensões (mm) |
5.182 |
3.498 |
1.962/1.969 |
2.800 |
1.285 |
1.000 |
L2H1
A: 5.182 mm
B: 3.498 mm
C: 1.962/1.969 mm
D: 2.800 mm
E: 1.285 mm
F: 1.000 mm
Renault Trafic II L2H2 (LH-LWB)
A - Comprimento total, B - Distância entre eixos, C - Altura total, D - Comprimento máximo do compartimento de carga, E - Altura da porta deslizante, F - Largura da porta deslizante
Símbolo |
A |
B |
C |
D |
E |
F |
Dimensões (mm) |
5.182 |
3.498 |
2.464 |
2.800 |
1.285 |
1.000 |
L2H2
A: 5.182 mm
B: 3.498 mm
C: 2.464 mm
D: 2.800 mm
E: 1.285 mm
F: 1.000 mm
Informações adicionais
O Renault Trafic II possui uma largura padrão de carroceria (excluindo espelhos) de 1.904 mm em todas as configurações, garantindo fácil manobrabilidade em áreas urbanas e um amplo espaço de carga.
Capacidade de carga e espaço de carga – Renault Trafic 2001-2014
O Renault Trafic II oferece um espaço de carga amplo e funcional, tornando-se uma escolha ideal para aplicações comerciais. As diferentes configurações da carroceria proporcionam volumes de carga e capacidades de carga útil variados, garantindo versatilidade para diversas necessidades de transporte.
Volume de carga e capacidade
Configuração |
Volume de carga (m³) |
Comprimento máximo de carga (mm) |
Capacidade de carga útil (kg) |
Capacidade para europaletes |
L1H1 |
5,0 |
2.400 |
1.200 |
2 |
L2H1 |
6,0 |
2.800 |
1.200 |
3 |
L2H2 |
8,3 |
2.800 |
1.200 |
3 |
L1H1
Volume de carga: 5,0 m³
Comprimento máximo de carga: 2.400 mm
Capacidade de carga útil: 1.200 kg
Capacidade para europaletes: 2
L2H1
Volume de carga: 6,0 m³
Comprimento máximo de carga: 2.800 mm
Capacidade de carga útil: 1.200 kg
Capacidade para europaletes: 3
L2H2
Volume de carga: 8,3 m³
Comprimento máximo de carga: 2.800 mm
Capacidade de carga útil: 1.200 kg
Capacidade para europaletes: 3
Carregamento e praticidade
O Renault Trafic II possui um piso de carga baixo, facilitando o carregamento e descarregamento. As portas traseiras de ampla abertura e a grande porta lateral deslizante garantem um manuseio eficiente da carga. O veículo também conta com diversos pontos de fixação no interior do compartimento de carga para garantir a estabilidade da mercadoria durante o transporte.
As versões L2 oferecem maior volume de carga e podem acomodar até três europaletes, sendo ideais para o transporte de cargas volumosas. O design geral otimiza a eficiência da carga, mantendo um exterior compacto para utilização tanto em áreas urbanas quanto em longas distâncias.
Motorização e desempenho – Renault Trafic II
O Renault Trafic II foi disponibilizado com uma variedade de motores a gasolina e diesel durante seu período de produção, garantindo flexibilidade para diferentes necessidades comerciais e de transporte. Os motores a diesel da série dCi tornaram-se a escolha mais popular devido ao equilíbrio entre potência e eficiência de combustível.
Opções de motorização
Motor |
Potência (cv) |
Torque (Nm) |
Transmissão |
Consumo de combustível (l/100 km) |
1.9 dCi |
82 |
190 |
Manual de 5 velocidades |
7,5 - 8,0 |
1.9 dCi |
100 |
240 |
Manual de 5 velocidades |
7,2 - 7,7 |
2.0 dCi |
90 |
290 |
Manual de 6 velocidades |
7,0 - 7,5 |
2.0 dCi |
115 |
300 |
Manual de 6 velocidades |
6,8 - 7,3 |
2.5 dCi |
135 |
320 |
Manual de 6 velocidades |
7,3 - 7,8 |
2.5 dCi |
150 |
350 |
Manual de 6 velocidades / Automático de 6 velocidades |
7,1 - 7,6 |
2.0 16V (Gasolina) |
120 |
190 |
Manual de 5 velocidades |
9,5 - 10,0 |
Desempenho e experiência de condução
O Renault Trafic II oferece uma condução suave e eficiente, especialmente nas versões a diesel. A introdução da transmissão manual de 6 velocidades nos modelos mais recentes melhorou a economia de combustível e a dinâmica de condução. O motor 2.5 dCi proporciona o melhor desempenho para uso pesado, enquanto as versões 1.9 dCi e 2.0 dCi oferecem um equilíbrio entre consumo e potência.
Capacidade de reboque – Renault Trafic II
O Renault Trafic II apresenta boas capacidades de reboque, tornando-o uma opção prática para empresas que necessitam de espaço de carga e capacidade de tração adicional. A capacidade máxima de reboque varia conforme a motorização e a configuração.
Capacidade máxima de reboque
Motor |
Capacidade de reboque com freios (kg) |
Capacidade de reboque sem freios (kg) |
1.9 dCi (82-100 cv) |
2.000 |
750 |
2.0 dCi (90-115 cv) |
2.000 |
750 |
2.5 dCi (135-150 cv) |
2.000 |
750 |
2.0 16V Gasolina (120 cv) |
1.800 |
750 |
1.9 dCi (82-100 cv)
Capacidade de reboque com freios: 2.000 kg
Capacidade de reboque sem freios: 750 kg
2.0 dCi (90-115 cv)
Capacidade de reboque com freios: 2.000 kg
Capacidade de reboque sem freios: 750 kg
2.5 dCi (135-150 cv)
Capacidade de reboque com freios: 2.000 kg
Capacidade de reboque sem freios: 750 kg
2.0 16V Gasolina (120 cv)
Capacidade de reboque com freios: 1.800 kg
Capacidade de reboque sem freios: 750 kg
Recursos de assistência ao reboque
O Renault Trafic II está equipado com diversos sistemas para garantir estabilidade e segurança ao rebocar, incluindo:
- Trailer Stability Assist (TSA) – melhora a estabilidade do veículo ao rebocar cargas pesadas.
- Hill Start Assist – evita que o veículo recue ao arrancar em uma inclinação.
- Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) – auxilia na manutenção da estabilidade ao transportar cargas pesadas.
- Engate de reboque opcional – disponível como acessório de fábrica ou aftermarket.
Com uma capacidade máxima de reboque de até 2.000 kg com freios, o Renault Trafic II é uma escolha confiável para empresas e profissionais que necessitam de versatilidade e força para transporte de cargas e reboque.
Facelift e atualizações – Renault Trafic II
Em 2006, o Renault Trafic II passou por um facelift que introduziu diversas melhorias no design e desempenho. Essas mudanças visaram modernizar a aparência do veículo e aprimorar sua eficiência e segurança.
Principais mudanças no facelift de 2006
- Design exterior: Nova grade frontal, faróis redesenhados e um para-choque atualizado para um visual mais moderno.
- Melhorias no interior: Materiais de painel mais refinados, painel de instrumentos atualizado e mais opções de armazenamento.
- Recursos de segurança: Airbags padrão para motorista e passageiro na maioria das versões, sistemas de freios aprimorados e sensores de estacionamento opcionais.
- Atualizações na motorização: Introdução do motor 2.0 dCi mais eficiente, substituindo as versões 1.9 dCi em alguns mercados.
- Maior conforto: Melhor isolamento acústico para redução de ruído na cabine e bancos de qualidade superior para maior durabilidade e comodidade.
Essas melhorias mantiveram o Renault Trafic II competitivo no segmento de vans de médio porte, oferecendo maior segurança, eficiência e conforto, sem comprometer sua reputação de veículo confiável para transporte comercial. |