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Avarias e problemas comuns do Volkswagen Crafter

A Volkswagen Crafter tem servido como um veículo comercial versátil para empresas em toda a Europa. Conhecida pela sua praticidade e gama de configurações, partilha muitas características com o seu primo, o Mercedes Sprinter. No entanto, tal como qualquer carrinha, cada geração tem a sua quota-parte de fraquezas. Abaixo, exploramos problemas comuns em ambas as gerações do VW Crafter.

Problemas comuns do VW Crafter I (2006 - 2016)

A primeira geração do Crafter, produzida em parceria com a Mercedes-Benz, vinha equipada com motores 2.5 TDI e, posteriormente, 2.0 TDI. Embora fiável em muitos aspetos, desenvolveu várias avarias mecânicas e eletrónicas recorrentes.

Fugas de óleo (2.5 TDI)

  • Fuga frequente de óleo do alojamento do filtro de óleo e do suporte da base.
  • Blocos do motor frequentemente cobertos por resíduos de óleo, exigindo vedação.
  • Comum em modelos antigos com alta quilometragem.

Falhas do volante bimassa e da embraiagem

  • O volante bimassa pode ranger e desgastar-se prematuramente, principalmente sob carga.
  • Falha do cilindro escravo da embraiagem e desgaste precoce da embraiagem relatados.
  • Possível dano no diferencial traseiro devido à vibração e choque da transmissão.

Problemas no sistema DPF e EGR

  • Entupimento do DPF comum em motores Euro 5 devido a viagens curtas.
  • A luz da vela de incandescência pode indicar mau funcionamento do DPF/EGR.
  • Substituições caras do DPF e limpeza/substituição da válvula EGR necessárias.

Desgaste do injetor e da vela de incandescência (2.0 TDI)

  • Injetores piezoelétricos conhecidos por entupir ou falhar, causando falhas de ignição.
  • Problemas nas velas de incandescência levam a um arranque a frio deficiente e luzes de erro.
  • Frequentemente requerem a substituição de todo o conjunto por volta dos 200.000 km.

Falhas do turbocompressor e da mangueira de sobrealimentação

  • O desgaste do rolamento do turbo e o acúmulo de fuligem levam a erros de subpressão.
  • As mangueiras do intercooler podem romper-se, causando perda de potência e sons de assobio.
  • As substituições do turbo são caras, mas por vezes necessárias.

Problemas no sistema de arrefecimento

  • A perda de líquido de arrefecimento sem fugas visíveis aponta para problemas no arrefecedor EGR ou na junta da cabeça.
  • A entrada de líquido de arrefecimento no motor pode aumentar os níveis de óleo e reduzir a lubrificação.
  • Diagnóstico e reparação precoces são essenciais para evitar danos no motor.

Corrosão da carroçaria e do chassis

  • Ferrugem nas soleiras, arcos e portas aparece mesmo em carrinhas relativamente novas.
  • A proteção anticorrosão era mais fraca nos modelos antigos.
  • Soldadura e tratamento regular recomendados para evitar a propagação.

Problemas comuns do VW Crafter II (2016 - Presente)

A segunda geração do Crafter, projetada inteiramente pela VW, trouxe melhorias significativas no design e conforto. No entanto, ainda apresenta vários problemas técnicos e relacionados com as emissões.

Falhas na regeneração do DPF

  • Ciclos de regeneração excessivos causados por sensores de temperatura ou pressão defeituosos.
  • Regenerações tão frequentes como a cada 100-200 km relatadas.
  • Pode levar à diluição do combustível, danos nos pistões e, eventualmente, falha do motor.

Avarias do sistema AdBlue e SCR

  • Falhas da bomba AdBlue e dos injetores de dosagem acionam avisos de reinício.
  • Sensores e módulos da ECU frequentemente requerem substituição.
  • Campanhas de recolha incluem atualizações da válvula de medição e dos componentes SCR.

Fugas e erros do arrefecedor EGR

  • A perda de líquido de arrefecimento devido a fugas no arrefecedor EGR pode resultar em fumo de escape branco.
  • Bloqueios da válvula EGR podem levar ao modo de segurança ou luzes de aviso.
  • O sistema requer limpeza ou substituição a cada 100.000+ km.

Desgaste da correia de distribuição e da correia da bomba de óleo

  • Os motores 2.0 TDI possuem uma correia húmida para a bomba de óleo propensa à degradação.
  • Deve ser substituída juntamente com a correia de distribuição principal por volta dos 210.000 km.
  • A falha pode causar perda de pressão de óleo e danos no motor.

Drenagem da bateria e falhas elétricas

  • Falhas precoces da bateria e perda de energia do painel relatadas.
  • Interruptor de ignição e falhas de aterramento são frequentemente as causas raízes.
  • Recalibração do sensor ou substituição do módulo por vezes necessária.

Desgaste do revestimento da carroçaria e do interior

  • Portas deslizantes, atuadores de janela e painéis interiores propensos a ruídos e desalinhamentos.
  • Melhor proteção contra corrosão do que na Geração I, mas ainda assim verifique os pontos de desgaste.
  • Os componentes da suspensão dianteira desgastam-se após alta quilometragem e uso intenso.

Apesar destes problemas, o VW Crafter continua a ser uma escolha popular no segmento de carrinhas comerciais. Manter a manutenção em dia – especialmente no que diz respeito às emissões e aos componentes da transmissão – pode mantê-lo a funcionar de forma fiável por centenas de milhares de quilómetros.

VW Crafter
 
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