Avarias e problemas comuns do Volkswagen Crafter
A Volkswagen Crafter tem servido como um veículo comercial versátil para empresas em toda a Europa. Conhecida pela sua praticidade e gama de configurações, partilha muitas características com o seu primo, o Mercedes Sprinter. No entanto, tal como qualquer carrinha, cada geração tem a sua quota-parte de fraquezas. Abaixo, exploramos problemas comuns em ambas as gerações do VW Crafter.
Problemas comuns do VW Crafter I (2006 - 2016)
A primeira geração do Crafter, produzida em parceria com a Mercedes-Benz, vinha equipada com motores 2.5 TDI e, posteriormente, 2.0 TDI. Embora fiável em muitos aspetos, desenvolveu várias avarias mecânicas e eletrónicas recorrentes.
Fugas de óleo (2.5 TDI)
- Fuga frequente de óleo do alojamento do filtro de óleo e do suporte da base.
- Blocos do motor frequentemente cobertos por resíduos de óleo, exigindo vedação.
- Comum em modelos antigos com alta quilometragem.
Falhas do volante bimassa e da embraiagem
- O volante bimassa pode ranger e desgastar-se prematuramente, principalmente sob carga.
- Falha do cilindro escravo da embraiagem e desgaste precoce da embraiagem relatados.
- Possível dano no diferencial traseiro devido à vibração e choque da transmissão.
Problemas no sistema DPF e EGR
- Entupimento do DPF comum em motores Euro 5 devido a viagens curtas.
- A luz da vela de incandescência pode indicar mau funcionamento do DPF/EGR.
- Substituições caras do DPF e limpeza/substituição da válvula EGR necessárias.
Desgaste do injetor e da vela de incandescência (2.0 TDI)
- Injetores piezoelétricos conhecidos por entupir ou falhar, causando falhas de ignição.
- Problemas nas velas de incandescência levam a um arranque a frio deficiente e luzes de erro.
- Frequentemente requerem a substituição de todo o conjunto por volta dos 200.000 km.
Falhas do turbocompressor e da mangueira de sobrealimentação
- O desgaste do rolamento do turbo e o acúmulo de fuligem levam a erros de subpressão.
- As mangueiras do intercooler podem romper-se, causando perda de potência e sons de assobio.
- As substituições do turbo são caras, mas por vezes necessárias.
Problemas no sistema de arrefecimento
- A perda de líquido de arrefecimento sem fugas visíveis aponta para problemas no arrefecedor EGR ou na junta da cabeça.
- A entrada de líquido de arrefecimento no motor pode aumentar os níveis de óleo e reduzir a lubrificação.
- Diagnóstico e reparação precoces são essenciais para evitar danos no motor.
Corrosão da carroçaria e do chassis
- Ferrugem nas soleiras, arcos e portas aparece mesmo em carrinhas relativamente novas.
- A proteção anticorrosão era mais fraca nos modelos antigos.
- Soldadura e tratamento regular recomendados para evitar a propagação.
Problemas comuns do VW Crafter II (2016 - Presente)
A segunda geração do Crafter, projetada inteiramente pela VW, trouxe melhorias significativas no design e conforto. No entanto, ainda apresenta vários problemas técnicos e relacionados com as emissões.
Falhas na regeneração do DPF
- Ciclos de regeneração excessivos causados por sensores de temperatura ou pressão defeituosos.
- Regenerações tão frequentes como a cada 100-200 km relatadas.
- Pode levar à diluição do combustível, danos nos pistões e, eventualmente, falha do motor.
Avarias do sistema AdBlue e SCR
- Falhas da bomba AdBlue e dos injetores de dosagem acionam avisos de reinício.
- Sensores e módulos da ECU frequentemente requerem substituição.
- Campanhas de recolha incluem atualizações da válvula de medição e dos componentes SCR.
Fugas e erros do arrefecedor EGR
- A perda de líquido de arrefecimento devido a fugas no arrefecedor EGR pode resultar em fumo de escape branco.
- Bloqueios da válvula EGR podem levar ao modo de segurança ou luzes de aviso.
- O sistema requer limpeza ou substituição a cada 100.000+ km.
Desgaste da correia de distribuição e da correia da bomba de óleo
- Os motores 2.0 TDI possuem uma correia húmida para a bomba de óleo propensa à degradação.
- Deve ser substituída juntamente com a correia de distribuição principal por volta dos 210.000 km.
- A falha pode causar perda de pressão de óleo e danos no motor.
Drenagem da bateria e falhas elétricas
- Falhas precoces da bateria e perda de energia do painel relatadas.
- Interruptor de ignição e falhas de aterramento são frequentemente as causas raízes.
- Recalibração do sensor ou substituição do módulo por vezes necessária.
Desgaste do revestimento da carroçaria e do interior
- Portas deslizantes, atuadores de janela e painéis interiores propensos a ruídos e desalinhamentos.
- Melhor proteção contra corrosão do que na Geração I, mas ainda assim verifique os pontos de desgaste.
- Os componentes da suspensão dianteira desgastam-se após alta quilometragem e uso intenso.
Apesar destes problemas, o VW Crafter continua a ser uma escolha popular no segmento de carrinhas comerciais. Manter a manutenção em dia – especialmente no que diz respeito às emissões e aos componentes da transmissão – pode mantê-lo a funcionar de forma fiável por centenas de milhares de quilómetros. |